CMS tem eleição de fachada

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou na terça-feira (16), na sala de reuniões do Gabinete do prefeito, a eleição da mesa diretora. O processo eleitoral foi conturbado.

Na reunião, foram apresentados dois nomes para a disputa da presidência do conselho, mas um dos conselheiros propôs que houvesse consenso entre representantes do gestor, trabalhadores, usuários e prestadores de serviço. Pela proposta, um dos candidatos seria presidente e o outro, vice.

O indicado pelo grupo do prefeito não aceitou o consenso, alegando que queria trabalhar com pessoas com quem tivesse afinidade, tentando desqualificar os demais conselheiros – indicados por entidades do município. Percebendo que a eleição era de fachada, com “cartas marcadas”, o SISMMAR se retirou da reunião. 

Outras entidades permaneceram, participando de eleição dividida. Com o crescente número de votos contrário ao representante do gestor, cresce a expectativa de que o CMS possa avançar no controle social, fiscalizando os gastos públicos da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*