Classe Trabalhadora CUTista obteve importantes vitórias em 2013

Por Graça Costa
Secretaria de Relações do Trabalho da CUT EM AÇÃO

A CUT comemorou seus 30 anos com muito vigor e brilhantismo! E, particularmente, conduzindo a Secretaria Nacional de Relações do Trabalho, empreendemos grande luta contra a aprovação do PL 4330 que tenta regulamentar a Terceirização.

Na verdade o texto desse projeto de lei não fala nada de regularizar e muito menos de igualar os direitos dos(as) trabalhadores(as) que já tem emprego fixo e os terceirizados mas abre porta para terceirizar todos os setores e põe em risco os 45 milhões de empregos formais no Brasil que poderiam se tornar em pouco tempo em cargos e empresas terceirizadas.

Mesmo com todos os problemas fechamos o ano de 2013 em alto estilo. Conseguimos barrar o PL 4330; conseguimos que não fosse aprovado o PL 710/2011 que trata do Direito de Greve que na verdade só vem restringir; retiramos de pauta o PL 951/2011 (simples trabalhista) que objetiva criar uma classe inferior de trabalhadores(as).

Aprovamos a PEC das trabalhadoras domésticas beneficiando 7 milhões de pessoas em sua grande maioria mulheres e conseguimos barrar o PLS que trata da terceirização no Senado Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*