Confira os eventos culturais gratuitos deste final de semana

Convite ao Teatro, retorno do Convite ao Cinema, Clube de Leitura, Arte nos Parques e Praças em Floriano e Maracatu Roda do Encanto marcam este final de semana

Foto: Divulgação Semuc

O SISMMAR divulga aos servidores municipais os principais eventos gratuitos que ocorrem neste final de semana. A iniciativa busca aproximar o conjunto da categoria das atividades culturais realizadas na cidade. 

Confira a Agenda Cultural

Convite ao Teatro – 01/04

O palhaço Ritalino, munido de sua concertina musical, realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, Ritalino iniciará uma saga para vencer os obstáculos que surgem. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e ao onírico.

O espetáculo é apresentado nesta sexta-feira (1), às 20h, no Teatro Barracão. A entrada é gratuita e a apresentação é destinada a pessoas de todas as idades. 

Clube de Leitura Maringá – 02/04

O Clube de Leitura Maringá debaterá a obra Torto Arado, de Itamar Vieira Jr. A obra conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.

Não é necessário ter lido o livro para participar do debate que ocorre no sábado (2), às 9h30, na Biblioteca Centro de Maringá.

Convite ao Cinema – 02/04

O retorno do Convite ao Cinema é marcado pela exibição do filme Pai. Na obra, depois de um ato desesperado de sua esposa, um homem, Nikola, tem seus dois filhos retirados de seu convívio. Sem dinheiro, pega a estrada em direção à Belgrado (Sérvia), longe mais de 300 quilômetros, para entregar uma carta a um ministro para que o mesmo possa interceder e ajudá-lo a ter seus filhos de volta.

A exibição acontece nesta sexta-feira (2), às 20h, no Centro de Ação Cultural (CAC). A entrada é gratuita e o espetáculo é destinado a pessoas com mais de 16 anos. Não será permitida a entrada após o início da sessão.

Arte nos Parques e Praças – 03/04

O local destinado a receber esse projeto nesta semana será a Praça da Igreja, localizado no Distrito de Floriano, e contará com um domingo repleto de apresentações artísticas de diferentes categorias. Confira a programação:

  • 10h30 – Da Casa para Rua – Nó Coletivo de Artes
  • 11h45 – Tributo a Anacleto de Medeiros – Camerata Choro ao Vento
  • 13h30 – Um Encontro de Romeu e Julieta – Trindade Produções
  • 14h45 – Show dos Bichos – Cia Mão Dupla Teatro de Bonecos
  • 16h – Baile das Cadeiras – Leonardo Fabiano 
  • 17h15 – Acordando para o Trânsito – Santa Rita Produções Teatrais
  • 18h30 – Clara Voz – Tributo à Clara Nunes – Dois Brasis e Convidados

Ora iê iê ô: saudação a Oxum – 03/04

O espetáculo “Ora iê iê ô: saudação a Oxum” do grupo Maracatu Roda do Encanto, traz elementos estéticos, epistêmicos e políticos de uma das divindades africanas mais cultuadas no panteão das religiões afro-brasileiras. Com dança dos orixás, além de orin’s da tradição Nagô Egbá (cantigas) e itans que narram o nascimento dos seus poderes (histórias). O evento conta com a participação especial de Mãe Carminha da Oxum (Recife/PE).

A apresentação ocorre neste domingo (3), às 20h, no Teatro Barracão.