SISMMAR recebe Secretário de Cultura na entidade

Em discussão estavam as formas de auxílio que o sindicato pode desempenhar para ajudar na aproximação entre os servidores municipais e os projetos desenvolvidos pela Secretaria; confira a agenda cultural deste final de semana

Direção sindical recebe secretário municipal de Cultura na sede da entidade

A direção do SISMMAR recebeu na tarde da última terça-feira (23) o Secretário Municipal de Cultura (Semuc), Victor Simião, para debater sobre as formas de auxílio que a entidade sindical pode desempenhar para ajudar na aproximação entre os servidores municipais e os projetos desenvolvidos pela Secretaria.

A Semuc atualmente desenvolve projetos permanentes como os Convites ao Teatro, à Música, ao Cinema e à Dança. Além das atividades contínuas, também desenvolve eventos específicos como Feira Literária Internacional de Maringá (Flim), Seminário de Arte Contemporânea de Maringá, Festival Afro-brasileiro, entre outros. Todos de forma gratuita aos participantes.

O SISMMAR entende que nesse momento histórico que vivemos, o qual impera o desprezo pela educação, a ciência, a cultura e a arte, é extremamente necessário a existência de projetos gratuitos que possam servir como elemento formador do ser humano. Neste sentido, a entidade se comprometeu na elaboração de um projeto, através das mídias digitais do sindicato, para reprodução das atividades desenvolvidas pela Secretaria.

Confira os principais eventos deste final de semana

Espetáculo Arcana – 28 de novembro

Estreia no próximo dia 28, no Teatro Barracão, o espetáculo Arcana. A apresentação aborda questões do feminino a partir das personagens Medeia e Ofélia, escritas por Eurípedes e Shakespeare, respectivamente. A dramaturgia parte, principalmente, do seguinte questionamento: até quando veremos as trágicas histórias de mulheres que vieram antes se repetindo em nós e nas que virão depois de nós?

A peça contará com seis apresentações, nos dias 28 e 29 de novembro e 4, 6, 7 e 8 de dezembro, sempre às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é destinado a pessoas com mais de 16 anos.

Convite ao Teatro – 26 de novembro

O Convite dessa semana apresenta “O Auto do Circo Natalino”, um espetáculo que conta a história do Natal de uma maneira um tanto diferente, pelo olhar de uma trupe circense. O auto é conduzido por dois palhaços que despertam no dia 25 de dezembro e recebem a missão de contar essa clássica história, eles decidem usar o próprio espaço do circo e tudo é transformado: o picadeiro vira estábulo, o palanque do menestrel vira manjedoura e, principalmente, o público passa a fazer parte dessa história como artistas: pastores, animais e reis magos. A peça traz uma visão histórica do fato com muita alegria, música e interatividade; o espetáculo busca levar as múltiplas linguagens circenses para os mais diversos espaços cênicos.

A peça contará com uma apresentação, no dia 26 de novembro, às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é destinado a pessoas de todas as idades.

Convite ao Cinema – 26 de novembro

O Convite ao Cinema dessa semana é com o filme japonês “Pulse”. Lançado há 20 anos, o profético filme de Kiyoshi Kurosawa (de “Tokyo Sonata” e “Creep”), apareceu na esteira do chamado J-horror, que fez a fama de filmes como “Grudge” (de Takashi Shimizu), “Dark Water” e, principalmente, “Ring” (ambos de Hideo Tanaka).

A história se passa numa grande cidade. As ruas estão quase vazias. Parece que uma pandemia global obriga as pessoas a ficarem em casa para se abrigarem de uma ameaça invisível. Entre a paranoia e a solidão, a saúde mental das pessoas entra em colapso e as fazem desaparecer – restando delas apenas um borrão ou quase isso. Com um poder de sugestão extraordinário, sem banhos de sangue ou sustos previsíveis, “Pulse” já entrou para a lista dos grandes filmes de terror da história do cinema. 

A exibição ocorrerá no dia 26 de novembro, às 20h, no auditório Hélio Moreira. A entrada é gratuita e o espetáculo é destinado a pessoas com mais de 18 anos. A discussão ficará para o dia 27, no mesmo horário, via Google Meet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*