Motivação e Conhecimento no Contexto Escolar

Veja a consideração feita por um servidor que participou da Jornada Pedagógica:

No dia 21 de Julho foi realizada a Jornada Pedagógica, onde aconteceu a palestra intitulada “Aliando Motivação e Conhecimento”, mas o que motiva o ser humano a uma ação? De acordo com estudiosos do assunto existem fatores intrínsecos e extrínsecos, ou seja, existem motivos que partem da própria pessoa e motivos que partem do exterior, isto é, uma recompensa que leva um indivíduo a realizar uma ação.

Em relação à motivação intrínseca, uma pessoa, por exemplo, pode atuar na Educação por acreditar no poder de transformação da sociedade por meio do processo educativo, sentindo prazer e orgulho, pois reconhece a importância da Educação na sociedade; ou por perceber sua importância na construção da cidadania do aluno e de seu preparo para o mundo do trabalho.

Já a motivação extrínseca dos profissionais da Educação seria atingida, por exemplo, com um plano de carreira compatível com a relevância social da função, afinal, até o palestrante confirmou que o professores deveriam ser muito bem remunerados; ou com um plano de saúde que atenda suas necessidades e quem sabe com a garantia da licença-prêmio.

Em suma, aliando motivação e conhecimento, por meio do amor ao magistério, valorização dos servidores e de uma formação continuada de qualidade, transformaremos oportunidades em sucesso e, concomitantemente a educação da rede municipal colherá excelentes resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*