Consocial: cadê a transparência?

Dirigentes que representaram o SISMMAR na Consocial vivenciaram situações de contradição em uma conferência que deveria primar pela transparência. Um princípio que foi claramente violado em alguns momentos da Consocial.

Clique aqui para ler as propostas eleitas na 1ª Consocial.

Em exemplo: durante o processo de escolha dos delegados para a etapa nacional, representantes do poder público foram flagrados tentando votar também no segmento restrito à sociedade civil, aberto apenas a pessoas inscritas por entidades representativas.

Segundo a vice-presidente do SISMMAR, Solange Marega, na escolha dos delegados da Amusep foi realizado o processo eleitoral sem antes ser fornecida a lista dos delegados inscritos para votar. Nesse momento, o SISMMAR entende que o princípio da trânsparência foi ferido.

Pessoas tiveram o nome acrescentado à lista na última hora. A eleição aconteceu com essas dúvidas e houve um empate para o segundo delegado, sendo necessário fazer novo processo eleitoral para o desempate.

Por apenas um voto, um dos candidatos – flagrados sem crachá da sociedade civil – ficou como titular na segunda vaga e o SISMMAR, que representava os servidores públicos municipais, ficou com a primeira vaga de suplente.

Logo apos a eleição, delegados descontentes com a falta de transparência procuraram a comição organizadora. Constatou-se que uma das pessoas que votaram no grupo da sociedade civil não estava inscrita para votar nesse segmento, mas, sim, no de poder público (governo). Nesse momento pode-se entender que houve corrupção, pois o nome que votou indevidamente não foi excluído do processo.

Participantes da Consocial solicitaram que sejam tomadas as providências cabíveis para com o responsável por esse fato. Fica a esperança de que a comissão organizadora não deixe que situações como essa venham a ferir os principais princípios da conferências e tomem as providências necessárias para corrigir esses fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*