Missa da Romaria do Trabalhador será no HU

A Paróquia Santa Isabel de Portugal será a sede da 23ª Romaria do Trabalhador da Arquidiocese de Maringá, que será realizada na próxima terça-feira, dia 1º de maio.

A  Romaria terá como tema: “Saúde + Trabalho = Vida Plena”. E como lema: “Esperança de  novos céus e nova terra”, com base na proposta da Campanha da Fraternindade 2012.

Com o objetivo de refletir sobre as condições de saúde dos trabalhadores, a Arquidiocese de Maringá escolheu a região do Hospital Universitário (HU) para realizar o tradicional evento católico no dia de São José Operário.

A Igreja considera que na região de Maringá a questão da precarização da saúde desafia a consciência cristã. Texto publicado pela Associação de Reflexão e Ação Social (Aras), que faz parte da organização da Romaria, cita que “no Hospital Regional Universitário se tem concretamente a face das feridas sociais no desrespeito pela dignidade do cidadão.

A falta de infraestrutura, a insuficiência de recursos humanos e financeiros, desencadeia a situação de pessoas nos corredores pela falta de leitos, de salas cirúrgicas. Os trabalhadores  da área da saúde sofrem pelas más condições de trabalho, a excessiva carga horária em plantões e escalas de serviço e a baixa remuneração. Os trabalhadores doentes sofrem pelo descaso com a saúde pública”.

A concentração dos romeiros será na praça da igreja Santa Isabel de Portugal, a partir das 13h30. Na sequência, em caminhada, os participantes vão passar  pelo Núcleo Social Papa João XXIII para que todos conheçam o trabalho da entidade.

Às 16 horas, o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, presidirá asanta missa no estacionamento do HU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*