Até quando acidentes de trabalho vão tirar a vida dos servidores?

É com grande pesar que o SISMMAR informa sobre mais uma morte de um servidor no exercício do trabalho. Independente da forma com que tenha acontecido, acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional. Pode, ainda, causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho, e foi exatamente isso que houve.
Muitos empregadores acreditam ser isentos de culpa, alegando desatenção do funcionário. Até quando isso vai acontecer? Trabalhador nenhum tem culpa da precariedade das condições a que estão sujeitos. É obrigação trabalhista e moral o provimento de equipamentos e cuidados com o bem estar de todos os servidores. Em Maringá, somente em 2013, houve duas mortes de servidores municipais que poderiam ter sido evitadas se a administração pública voltasse uma parcela de atenção a esse assunto. Recentemente, o companheiro Moisés, que não era coletor, mas estava exercendo essa função, perdeu a vida. No dia de ontem, o senhor Osmar, também foi vítima desse descaso.
Os cuidados básicos não devem ser realizados por bondade de quem emprega, e sim por direito de quem trabalha. Esse tipo de acidente não pode mais acontecer por simples omissão de quem tem o poder de mudar essa realidade.
Nesse momento, acalentamos a família do senhor Osmar Batista da Silveira e oferecemos todo apoio necessário sobre como conduzir os aspectos trabalhistas diante da grande perda. Solidarizamo-nos com essa dor e vamos lutar, unidos aos trabalhadores, para que isso não se repita com mais nenhuma família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*