Assistentes sociais do Nasf cobram solução para os protocolos

Secretário Jair Biatto se comprometeu a resolver o problema até julho

Assistentes sociais do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) cobraram do secretário de Saúde, Jair Biatto, solução para o passivo dos protocolos de atendimento. O SISMMAR participou da reunião, realizada nesta terça (18) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morangueira.

Representaram o sindicato nessa reunião os(as) dirigentes Iraídes Baptistoni, Regina Olher Rodrigues, Eduardo Siqueira e Haylley Cardoso.

A alegação dos(as) assistentes do Nasf é que a realização desses protocolos deveria ficar a cargo das assistentes sociais das UBS e não dos servidores das equipes do Programa Saúde da Família que, assim, teriam mais tempo no trabalho de atendimento nos bairros, junto à população.

Esse problema é discutido desde novembro de 2018, e persiste sem solução. No entanto, Biatto se comprometeu a resolver o problema a partir de julho, quando as assistentes sociais do Nasf não serão mais responsáveis, segundo ele, pelos protocolos. Para que isso seja possível, o secretário diz que haverá reorganização nos processos de trabalho das assistentes sociais das UBS.

O protocolo é uma espécie de relatório social feito para obtenção de medicamentos ou acesso a procedimentos clínicos e hospitalares, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × dois =