Capa : : NOTÍCIAS : : SISMMAR procura por 21% dos beneficiários da Trimestralidade

SISMMAR procura por 21% dos beneficiários da Trimestralidade

Cerca de 800 pessoas com direito na ação ainda não receberam o cheque da 1ª parcela, paga em 2018. Novo panfleto do sindicato trata desse assunto

O SISMMAR tem contado com o apoio da imprensa na divulgação do pagamento da Trimestralidade. Na foto, a presidenta Iraídes Baptistoni em entrevista à RICTV (Record)

O SISMMAR tem adotado várias medidas, entre eles um novo panfleto entregue na base, para tentar localizar beneficiários da ação da Trimestralidade. Muitos servidores, ex-servidores e herdeiros ainda não sabem que têm dinheiro a receber.

Na primeira parcela, que começou a ser paga em outubro de 2018, cerca de 800 pessoas ainda não passaram no SISMMAR para receber o cheque. Isso corresponde a 21% dos 3.798 trabalhadores (incluindo aposentados e herdeiros) com direito na ação.

Ou seja, a cada cinco beneficiários, um ainda não passou no SISMMAR receber o cheque referente a 2018. Na segunda parcela, com pagamento iniciado em 12 de agosto deste ano, pouco mais de 50% já passaram retirar o cheque.

Apesar da ampla divulgação sobre a Trimestralidade, inclusive na imprensa local, há várias motivos pelos quais os beneficiários não ficaram sabendo do acordo que gerou o pagamento. Alguns desses motivos são:

  • O beneficiário, falecido, não deixou seus familiares informados sobre a Trimestralidade;
  • Ex-servidores da Prefeitura de Maringá, na gestão do prefeito Ricardo Barros, não se atentaram ao fato de que podem ter direito na ação;
  • Há funcionários da época que não residem mais em Maringá.

A última medida tomada pelo SISMMAR foi a confecção de um panfleto (acima) alertando sobre o pagamento antecipado da segunda parcela. Nele, o servidor é estimulado a ligar ao sindicato para saber se tem direito ou não na ação.

Além disso, a Trimestralidade tem sido assunto constante no site do SISMMAR, sendo também abordada no jornal do sindicato e em releases disparados à imprensa. Ainda assim, persiste a dificuldade em localizar cerca de 20% dos beneficiários.

História

Uma das grandes lutas da história do SISMMAR – retratada no livro dos 30 anos do sindicato – a Trimestralidade se arrastou por longos 27 anos. A ação foi encerrada em 2017, após acordo firmado entre o SISMMAR e o prefeito Ulisses Maia (PDT), que cumpriu a promessa de quitar essa dívida histórica da Prefeitura com os servidores.

Um pouco dessa história é relatada no verso do novo panfleto. A entrega do material na base terá início nesta terça-feira (27). Fica a expectativa de que, com esse panfleto, e com a ajuda dos servidores da ativa na divulgação, mais beneficiários da ação possam ser localizados.