Capa : : CAMPANHA SALARIAL | GREVE : : Campanha Permanente: SISMMAR debate pauta dos celetistas e motoristas

Campanha Permanente: SISMMAR debate pauta dos celetistas e motoristas

Direção sindical reuniu com o GAPRE para debater as pautas específicas dos servidores celetistas e dos motoristas na Campanha Salarial 2021

Direção do SISMMAR, comissão de servidores e representante do vereador Alex Chaves se reúnem com secretário de Gestão de Pessoas, Clóvis Augusto (18/05/21) – Foto: Phill Natal

Dando sequência as reuniões da Campanha Permanente para a apresentação das pautas específicas da Campanha Salarial 2021, a direção do SISMMAR se reuniu com o Gabinete do Prefeito (GAPRE) para debater as reivindicações dos servidores celetistas e dos motoristas. Com a presença do secretário de Gestão de Pessoas, Clóvis Augusto, o encontro também contou com as servidoras celetistas Kelly Rocha e Valdice Pompanin e com o motorista Roberto Sebastião. Mantendo a prática da gestão sindical, todas as reuniões da campanha acontecem com a participação de ao menos um representante dos servidores para aprofundar as discussões sobre a realidade dos trabalhadores. O vereador Alex Chaves também participaria do encontro e não pôde estar presente, mas mandou o chefe de Gabinete, Guilherme José de Oliveira.

Além das pautas gerais do funcionalismo municipal, os servidores celetistas retomaram a necessidade das discussões sobre o projeto de regime contratual único (transmutação), passando todos profissionais para estatutários, que está parado desde ano passado e precisa de atualização dos dados fundamentando sua constitucionalidade e legalidade. Foi debatido também a atual defasagem do piso salarial de auxiliar de enfermagem e a necessidade de isonomia entre celetistas e estatutários.

As reivindicações específicas dos motoristas incluíam a continuidade da luta pela reposição da perda salarial de 25,5%, chegando aos 43% reconhecidos pela administração, a incorporação da atual gratificação ao salário dos trabalhadores e a retirada de circulação dos veículos com mais de 10 anos ou que não tenham mais condições de uso. Assim como em outras pastas, a direção do SISMMAR esclareceu o conhecimento da Lei Complementar 173/2020, que apesar de diversas limitações e restrições de investimentos no serviço público, não prejudica as discussões para construção da solução dessas reivindicações em um próximo período.

A iniciativa da Campanha Permanente ocorre durante todo o ano como forma de viabilizar as reivindicações específicas de cada secretaria. Em seguimento ao discutido nesta reunião, o SISMMAR já possui nova agenda marcada para sexta-feira (21) na qual dará continuidade nas discussões sobre o projeto de transmutação. A gestão Sindicato é pra Lutar visitará todas as secretarias municipais com pautas específicas elaboradas pela própria categoria durante a Campanha Salarial 2021.