Capa : : NOTÍCIAS : : Educação Municipal registra 20 casos de covid-19

Educação Municipal registra 20 casos de covid-19

Às vésperas do retorno presencial da educação maringaense, SISMMAR confirma pelo menos 20 servidores da Educação contaminados pela covid-19; outros casos, com diversos sintomas apresentados, seguem em acompanhamento

Antes mesmo do início do ano letivo, programado para quinta-feira (18), a Educação Municipal tem os primeiros casos confirmados de covid-19 dentro das unidades de ensino. Após visitas da direção do SISMMAR para visualizar as preparações dos locais e conversar com os profissionais, houve a confirmação, através de diversas fontes, de pelo menos 20 servidores da Educação positivados para o coronavírus.

Ao mesmo tempo, há a constatação do afastamento de outros trabalhadores, que estavam trabalhando presencialmente desde a semana passada, após contato com infectados e apresentação de diversos sintomas. Mesmo diante do trabalho realizado a partir das diretoras para prevenção do vírus, a situação escancara os riscos do retorno às aulas presenciais neste momento de avanço da pandemia e limitações do plano de contingência publicado pela Seduc.

Tentativa de Convencimento

A Prefeitura de Maringá, por meio da Seduc, tenta convencer os servidores da pasta e a população, no geral, de que é seguro o retorno presencial às salas nas condições atuais. Além da realização de palestras com profissionais favoráveis à volta, sem oferecer qualquer contraponto de outros especialistas contrários, a Secretaria divulgou vídeo nesta segunda-feira (16), pelas redes sociais, mostrando o cumprimento de alguns dos protocolos sanitários em duas unidades de ensino. 

Esta tentativa de convencimento não leva em consideração a particularidade de CMEI’s e escolas que não possuem a mesma estrutura dos dois locais visitados, com presença da Frente Parlamentar de Educação. Além disso, as duas unidades registradas como exemplo representam cerca de 1% da totalidade (2 de 116 unidades). Mesmo com a recomendação para que as respectivas direções cumpram com os protocolos, as medidas são insuficientes para conter a disseminação do vírus. Com a confirmação de 20 casos entre servidores da Educação, junto de outros resultados que serão divulgados nos próximos dias, além de dezenas de suspeitos com variados sintomas, o SISMMAR critica atuação irresponsável da Seduc às vésperas do início do ano letivo. 

Atuação Sindical

Desde março de 2020, a direção Sindicato é pra Lutar manifesta posicionamento contrário ao retorno das aulas presenciais de maneira não segura, isto é, sem a vacinação da comunidade escolar. A partir desta orientação, dirigentes do SISMMAR participaram da Comissão para construir um plano a fim de garantir um retorno seguro. Com defesa intransigente da vacinação urgente para a categoria e da necessidade de se aguardar ao menos mais um trimestre para uma volta presencial realmente segura, a direção sindical afirma que o documento publicado pela Seduc apresenta fragilidades que não garantem a integridade física de profissionais da Educação, estudantes, pais e responsáveis.

A direção do SISMMAR realiza visitas às unidades de ensino para visualizar presencialmente as condições dos locais e as orientações repassadas da Seduc para diretoras, servidoras e servidores. A fim de auxiliar a atuação sindical neste momento delicado da pandemia e de possibilidade de agravamento frente ao retorno não seguro às salas, o sindicato orienta a categoria para a realização de denúncias, pelo WhatsApp 3269-1782 ou por meio do aplicativo SISMMAR (iOS e Android), inclusive de maneira anônima, informando a unidade e os problemas identificados. O sindicato tenta contato com o prefeito Ulisses Maia (PSD) para discussão sobre a educação municipal, entretanto não houve retorno até a tarde de hoje. A direção Sindicato é pra Lutar reforça o compromisso em defesa dos trabalhadores e pelo direito à vida.

Vídeo publicado nesta terça-feira (16) denuncia os riscos do retorno às salas de aula durante avanço da pandemia

Baixe o APP do SISMMAR

Android: https://bit.ly/3dim0jJ
iOS: https://apple.co/3fq9aBW