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Sudamed fornece novas informações a pedido do SISMMAR

Em nova série de cobranças realizadas pelo SISMMAR, com apresentação de denúncias dos servidores, assistência médica informa avanços pontuais

Dirigentes do SISMMAR realizam cobranças e apresentam denúncias durante reunião com integrantes da PMM e da Sudamed – Foto: Phill Natal

Em nova reunião para discutir sobre o Sama, a quarta em menos de uma semana, a direção do SISMMAR se encontrou, nesta segunda-feira (18), com representantes da Sudamed e com o secretário de Gestão de Pessoas, Clóvis Augusto. Após um grande número de servidores entrar em contato com o sindicato, para informar sobre problemas na primeira semana de contrato, a gestão Sindicato é pra Lutar cobrou diversas informações por parte da empresa. Com dezenas de casos repassados pela entidade de classe, após recebimento de denúncias via telefone, WhatsApp e Facebook, questões referentes às dificuldades para completar as ligações, agendamentos, médicos credenciados e outros problemas estruturais foram respondidas ao longo da reunião. 

Sistema Informatizado de Gerenciamento

Ao longo de toda a semana, o SISMMAR, enquanto entidade de referência para a categoria, foi procurado por um grande número de servidores que relataram a impossibilidade de atendimento pelo telefone oficial da empresa. Diante dos primeiros registros, a gestão sindical prontamente deu início a cobranças sobre o sistema e a capacidade de absorver a demanda existente. Após informações prévias repassadas nos outros encontros, ocorridos semana passada, a empresa compilou dados e informou que os problemas no sistema de gerenciamento estão em vias de ser resolvidos, com a normalização dentro de um prazo de 20 dias, com melhor automatização. 

Além deste ponto solicitado pelo sindicato, também foi cobrado que a capacidade de atendimento pelo call center fosse ampliado, situação esta já acatada e foi verificada pessoalmente pela direção sindical. A partir desta semana, são 24 funcionários para atender os telefonemas das 7h às 19h, sendo oito para agendamentos e quatro para retorno, em dois turnos distintos. Desta forma, os representantes da empresa garantiram que todas as melhorias internas no sistema vão garantir o pleno funcionamento, sem maiores transtornos, ao longo da prestação dos serviços aos servidores.

Agendamentos

Também como consequência da normalização do sistema, a Sudamed garantiu que pouco mais de 2,3 mil agendamentos foram feitos, mas nem todos foram informados. Diante do cenário, a Sudamed pediu calma para todos os que conseguiram completar a ligação na última semana. De acordo com os representantes da assistência, boa parte dos servidores que fizeram os pedidos já tiveram os agendamentos concretizados, entretanto, por conta da incapacidade do sistema, ainda não foi possível realizar o retorno via telefone, que será feito progressivamente, sem afetar as datas e horários das consultas. 

Médicos Credenciados

Assim como já havia sido cobrado pelo sindicato, antes do início da vigência do novo contrato, a Sudamed relatou que todos os dias inúmeros credenciamentos são realizados e que todas as áreas médicas previstas no documento oficial já foram cobertas. A partir de agora, também de maneira progressiva, ocorre a expansão da quantidade de profissionais que realizam os atendimentos especializados. A título de exemplo, a assistência médica relatou que apenas na área de cardiologia já são aproximadamente 20 médicos cadastrados e aptos para o atendimento. Como o trabalho é realizado diariamente, uma listagem completa, com todos os nomes, será repassada futuramente.

Outras Cobranças

Também como parte das cobranças feitas pelo SISMMAR, novamente apresentadas na reunião de hoje, outras inúmeras denúncias específicas recebidas pela direção sindical foram impressas e apresentadas aos representantes da empresa. Diante de casos mais graves, com o envolvimento de grávidas, a Sudamed afirmou que todos os casos com gestantes acima de 34 semanas já foram normalizados e que as situações envolvendo urgências e emergências estão dentro do que é previsto no edital. Sobre o tratamento odontológico, a empresa relata que urgências e emergências são atendidas presencialmente na sede da Sudamed localizada em frente à Prefeitura de Maringá, Av. XV de Novembro, 678. 

Denúncias

Como entidade de classe e, perante o Sama, como órgão fiscalizador para defender os direitos dos servidores, o SISMMAR continua em contato com integrantes da Prefeitura e da empresa para que os trabalhadores não sejam prejudicados neste período de transição. Desta forma, a partir de novos possíveis problemas identificados e irregularidades em relação ao que o contrato exige, a gestão Sindicato é pra Lutar reitera o chamado para que os servidores denunciem ao sindicato, via todos os canais de comunicação, para que novas cobranças específicas sejam feitas. Em virtude do papel do sindicato, tanto a Prefeitura quanto a Sudamed se colocaram à disposição do SISMMAR para receber as reclamações neste momento de instabilidade operacional da assistência médica.

Atenção aos prazos previstos pelo contrato entre Prefeitura e Sudamed. Em caso de descumprimento, denuncie!

Documento oficial na íntegra: