SISMMAR realiza ação junto a servidoras do Centro Dia do Idoso

A partir de contato realizado por servidoras do Centro Dia do Idoso, gestão Sindicato é pra Lutar deu início a ações para receber as reivindicações do grupo e encaminhar medidas para solucionar os problemas identificados; direção do SISMMAR aponta falta de servidores específicos da Saúde no local, para atuação juntamente da Assistência Social, bem como falta de regulamentação para os cuidadores de idosos, que atuam sem uma caracterização do serviço

Direção do SISMMAR conversou com diversas servidoras do local para ouvir sobre a realidade do Centro Dia e elaborar medidas para melhorar as condições de trabalho – Foto: Matheus Gomes

 

Em novo atendimento realizado pela direção do SISMMAR, após conversas realizadas com servidoras, a gestão Sindicato é pra Lutar compareceu na tarde desta quinta-feira (16) à sede do Centro Dia do Idoso. O espaço é vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS) e oferece atendimento às necessidades básicas de idosos em situação de risco social e pessoal. Após contato de servidoras com os dirigentes sindicais, a ação foi feita para ouvir a categoria, receber as reivindicações e dar prosseguimento as medidas para solucionar os problemas que atingem os trabalhadores do local e, como consequência, também podem afetar os idosos atendidos por este importante serviço público de Maringá.

Durante a conversa, a direção do SISMMAR recebeu informações sobre um ponto em especial que dificulta o oferecimento de um serviço mais qualificado aos usuários do sistema público, bem como acarreta em sobrecarga de trabalho para as atuais servidores, tendo em vista a falta de servidores especializados no Centro Dia, como enfermeiro, fisioterapeuta, entre outros profissionais diretamente da saúde. No momento atual, as servidoras da assistência social realizam ofícios que tecnicamente teriam de ser feitos por outras categorias. Somada a esta situação, as trabalhadoras também relataram que jamais tiveram qualquer curso de capacitação, algo que poderia ser ofertado pela Prefeitura de Maringá.

Desta forma, a partir dos fatos constatados, o SISMMAR e a categoria vão trabalhar conjuntamente em busca de regulamentação do cargo de cuidador de idoso, atualmente sem um regimento interno oficial, além de não possuir uma caracterização deste serviço enquanto uma profissão específica. A gestão Sindicato é pra Lutar parabeniza a movimentação das trabalhadoras por reivindicações justas e dará inicio nos próximos dias às primeiras cobranças à Secretaria de Assistência Social. Novas medidas serão tomadas progressivamente e de maneira específica para que este quadro seja solucionado o mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − treze =