Capa : : CURSOS | PALESTRAS | OPINIÃO : : Aposentados aprendem noções básicas sobre smartphones

Aposentados aprendem noções básicas sobre smartphones

Curso foi além das dicas sobre aplicativos e Facebook, ensinando também noções básicas de uso do celular aos aposentados(as)

Pose para foto ao término do curso (19/02/2020) – Foto: Néia Silva/Sismmar

Era para ser apenas uma aula sobre o uso de ferramentas como WhatsApp, Facebook, aplicativo do sindicatos e APPs de transporte, mas o curso “Como Usar o Smartphone” foi muito além da proposta inicial.

Assessor do SISMMAR e palestrante nesse curso, Phill Natal conta que os aposentados(as) – público alvo do treinamento – apresentaram demandas mais básicas do que o uso dos aplicativos. “Na hora, percebemos que havia dificuldades como, por exemplo, em aumentar a fonte, salvar o contato de um novo telefone e ajustar o tempo de tela ligada antes do bloqueio”, diz Natal.

O jeito foi ampliar os assuntos tratados no curso, ainda que de última hora, de modo a atender as necessidades dos aposentados. “Eles queriam aprender como fazer e não que alguém fizesse para eles sempre que surgia um problema”, explica o palestrante.

Curso foi ministrado por Phill Natal – Foto: Luiz Fernando Cardoso/Sismmar

No fim, o curso, que partiu da demanda de uma aposentada, foi um sucesso. Tanto que os alunos pediram que novos cursos nessa linha possam ser realizados e que o sindicato crie espaços para tirar dúvidas sobre tecnologias que os netinhos já dominam, mas que eles e elas, os aposentados(as), querem aprender também.

Segundo a presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, o sindicato estará sempre de portas abertas para os aposentados e aposentadas. A realização do curso foi uma prova disso.