Capa : : CURSOS | PALESTRAS | OPINIÃO : : RLTs têm primeira formação na gestão Sindicato é pra Lutar

RLTs têm primeira formação na gestão Sindicato é pra Lutar

Reunião no SISMMAR resgatou a importância da função. Objetivo é capacitar os representantes para fortalecer o trabalho de base

Representantes por local de trabalho (RLTs) na formação realizada no auditório do sindicato (08/02/2020) – Luiz Fernando Cardoso/Sismmar

O SISMMAR realizou na manhã de sábado (8), em seu auditório, curso de formação com os representantes por local de trabalho (RLTs). Foi a primeira reunião da gestão Sindicato é pra Lutar, empossada em dezembro, com os representantes.

A formação teve por objetivo resgatar a autoestima desses profissionais como representantes sindicais em seus locais de trabalho, destacando a importância das atribuições a eles conferidas pelo próprio Estatuto do SISMMAR. A meta desse e de outros encontros que virão é o fortalecimento do trabalho de base.

Começamos a trazer os RLTs novamente para a ativa. Queremos muni-los de conhecimento para que [essa função] seja o primeiro dispositivo junto aos servidores para esclarecer dúvidas e para tentar solucionar conflitos nos locais de trabalho.

Priscila Guedes, presidente do SISMMAR
Os dirigentes Matheus, Priscila e Gehélison

Campanha Salarial

A reunião deu largada à Campanha Salarial 2020, na qual os RLTs terão papel fundamental. Em seus locais de trabalho, os representantes ajudarão na convocação dos servidores para as assembleias, dando orientações básicas e explicando sobre a importância da participação de toda a categoria.

Na atual gestão, os RLTs terão voz ativa, e isso já foi notado na formação de sábado. Partiu deles a definição do dia 27 de fevereiro (uma quinta-feira) para a realização da primeira assembleia da Campanha Salarial 2020 – local e horário ainda serão definidos.

Os RLTs pediram que as assembleias não sejam mais realizadas aos sábados, como era antigamente. Isso permitiria, segundo eles, a participação de um número maior de servidores.