“Agora é ganho real” é o tema da Campanha Salarial 2019 dos servidores municipais

Em cartaz a ser distribuído na base, a partir do fim deste mês, a Gestão Novos Rumos do SISMMAR dá início à Campanha Salarial 2019. Nesse impresso no formato A3, o sindicato convoca os servidores(as) para a assembleia de 16 de fevereiro, às 8h30, na Câmara Municipal.

“Agora é ganho real” é o tema da campanha deste ano. A frase considerou que há anos os servidores(as) não têm aumento de salário (apenas reajuste) e também o fato de que a inflação oficial fica sempre abaixo da inflação dos alimentos e principais itens de consumo – com exemplos apresentados em infográfico no cartaz.

Apenas a título de comparação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para balizar o reajuste dos servidores de Maringá, fechou 2018 com o acumulado de 3,43%. Uma pesquisa no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – principal índice usado nos alimentos – revela que itens essenciais tiveram um percentual bem maior que esse do INPC.

No acumulado de 12 meses, o IPCA de dezembro de 2018 (para Curitiba) apontou a seguinte inflação para alguns alimentos e itens essenciais para a população: tomate (+87,4%), farinha de trigo (+19,8%), gás de cozinha (+15,8%), leite longa vida (+15,2%), combustível (+11,6% na média de gasolina, etanol e diesel), plano de saúde (+11,5%), frango inteiro (+10,8%), frutas (+10,2% na média), faculdade (+6,3%), alimentação no domicílio (+5,4%), energia elétrica (+5,4%) e carnes (+5,1% na média).

Os índices dos produtos que serviram de exemplo no cartaz do SISMMAR revelam uma preocupante situação: sem ganho real, os servidores(as) estão empobrecendo ano a ano. Apenas com os reajustes da inflação, os salários da categoria têm perdido poder de compra e, com isso, a mesa farta passa a virar apenas sonho para aqueles que ganham baixos salários. Chegou a hora o prefeito Ulisses Maia (PDT) conceder reajuste acima da inflação.

Clique aqui ou na imagem acima para ver o cartaz em alta resolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + 7 =