Capa : : NOTÍCIAS : : Reunião da Saúde trata da nova planilha da avaliação municipal do PMAQ

Reunião da Saúde trata da nova planilha da avaliação municipal do PMAQ

O SISMMAR se reuniu nesta terça (16) com o secretário de Saúde, Jair Biatto, para tratar da nova planilha da avaliação municipal referente à PMAQ. Também participaram da reunião a gerente da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Neuza Doce Moreno Fernandes, a gerente de Assistência, Clicie Arrias Fabri, e a ACS Flávia Cardoso.

 

Realizada a pedido do sindicato, a reunião (foto acima) ocorreu após várias queixas da categoria sobre a planilha. Servidores apontam alguns pontos como muito difíceis de alcançar na avaliação, em parte pelo fato de o teto nacional ter sido usado como base para a avaliação municipal.

Um dos exemplos citados na reunião foi o do exame de papanicolau, que segundo a planilha exige no mínimo 1.084 procedimentos/ano. Contudo, a administração não considerou diferenças básicas como o gênero dos profissionais de saúde nem a realidade socioeconômica do local onde estão situadas as unidades de saúde.

Após ouvir as reclamações, Biatto disse que a avaliação é flexível e que pode ser melhorada a partir dos pontos apresentados pelo SISMMAR. Entretanto, o secretário disse que a planilha precisa ser mantida, a princípio, para critério de avaliação e não de pagamento. O sindicato se opôs a essa proposta, defendendo que seja suspensa a aplicação da planilha até que haja consenso nas modificações que serão realizadas.

Segundo a secretária-geral Célia Vilela, o SISMMAR vai oficiar a administração a respeito dos apontamentos feitos pelos profissionais de enfermagem, NASF e ACS.

Compartilhar Publicação