Guarda Municipal completa cinco anos

A Guarda Municipal de Maringá completa, nesta terça-feira (28), cinco anos de história. A data é para ser comemorada, já que a criação da Guarda foi um grande passo na segurança pública. Contudo, a data também serve para reflexão.

Será que a Guarda Municipal tem recebido a devida atenção e o investimento necessários da administração municipal?

A resposta é simples: NÃO.

Guardas municipais e dirigentes do SISMMAR no encerramento do
1º Fórum da Guarda, em agosto de 2011, na Câmara Municipal

A Guarda precisa ser de fato efetivada e os profissionais que a representam sabem muito bem disso. Ainda há uma injusta divisão (operacionais e patrimoniais) interna na instituição. Apenas uma parte dos guardas receberam treinamento, enquanto todos deveriam ter sido igualmente treinados.

Além da capacitação, os profissionais precisam urgentemente de melhores salários. Muitos, para ter condições de sustentar a família com dignidade, têm de se sujeitar a trabalhos free lancer (bicos) fora do expediente na Guarda. Alguns, ganham pouco mais do que o salário mínimo – uma miséria se comparado aos salários pagos aos secretários municipais.

Nesta data, o SISMMAR parabeniza os guardas municipais pelo trabalho feito por eles, mesmo diante das limitações e da falta de investimentos do município em capacitação. Não basta comprar pistolas taser! O sindicato acredita no papel da Guarda e no que ela pode fazer de bom pela cidade e crê que dias melhores estão por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × cinco =