Capa : : X CONGRESSO : : X Congresso do SISMMAR define plano de ação do sindicato até 2019

X Congresso do SISMMAR define plano de ação do sindicato até 2019

Mais de 300 servidores(as) municipais de Maringá – entre delegados, suplentes e observadores –, além de convidados, são aguardados para o X Congresso do SISMMAR. Realizado a cada quatro anos pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá, o evento começará nesta sexta-feira (28), às 19h, e prosseguirá no sábado (29), a partir das 8h da manhã, na Escola Municipal Osvaldo Cruz (Rua Octávio Periotto, 176, Centro).

Com o tema “Trabalhador(a), é hora de unir forças, o congresso definirá o plano de ação do sindicato até 2019. Elaborado pela atual diretoria do SISMMAR, o plano de ação reflete a preocupação com a categoria quanto às demandas trazidas pelos trabalhadores(as) ao sindicato. “Os mais de 250 delegados serão divididos em seis grupos para discutir e apresentar propostas que serão incorporadas no plano de ação do sindicato. Esse é o objetivo principal do congresso”, explica Iraídes Baptistoni, presidenta do Sismmar.

Entre outros objetivos do congresso estão a análise das conjunturas internacional, nacional, estadual e municipal; da conjuntura política e organizativa da classe trabalhadora; a análise da real situação da categoria e a discussão de alterações do Estatuto do SISMMAR. “A análise de conjunturas é outro ponto importante, porque com as reformas a gente precisa saber como fica a situação do País e como isso pode afetar as demandas dos servidores”, diz Iraídes. “Com a reforma trabalhista, por exemplo, vamos perder muitos dos direitos que temos hoje”, acrescenta a presidenta.

 

Palestras
O X Congresso do SISMMAR será marcado por várias palestras. Nesta sexta-feira, o secretário nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roni Anderson Barbosa, abordará o tema “Análise de Conjuntura Internacional e Nacional”. Na sequência, o secretário-geral da CUT/PR, Márcio Kieller, falará sobre a “Análise de Conjuntura do Paraná”; e o deputado Enio Verri (PT) sobre as “Lutas da Classe Trabalhadora no Brasil”.

No sábado, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cambé e Região, Carlos de Melo, ministrará palestra sobre “A importância de um sindicato forte e unido para as lutas”. A palestra será seguida de apresentação de tese do congresso, debates, trabalho em grupos e plenária final.

 

Compartilhar Publicação