Capa : : ASSEMBLEIAS / EVENTOS : : Psicólogas 20h buscam apoio do SISMMAR em demanda por isonomia salarial

Psicólogas 20h buscam apoio do SISMMAR em demanda por isonomia salarial

O SISMMAR se reuniu nesta terça-feira (6), no auditório do sindicato, com psicólogas que cumprem jornada de trabalho de 20h. Em pauta estavam demandas da categoria, entre as quais a solicitação para inclusão dessas profissionais no Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) dos servidores(as) municipais, com alteração da jornada de 20h para 30h.

Caso não haja a possibilidade de alteração da jornada, a categoria reivindica isonomia no valor da hora paga às psicólogas da Prefeitura.

A dirigente Célia Vilela e funcionários do SISMMAR com psicólogas 20h, no auditório do sindicato (06/06/2017)

 

As profissionais pedem que o sindicato as represente junto à administração para verificar se há a possibilidade de tal mudança. “As psicólogas 20h querem essa mudança porque realizam as mesmas funções do psicólogo de 30h, porém, recebem menos por isso”, comenta Célia Vilela, secretária-geral do SISMMAR.

A alegada diferença no valor da hora paga aos psicólogos de 30 horas em relação à de 20h é fato. O Psicólogo de 30h recebe pela hora trabalhada R$ 23,76, enquanto que o profissional de 20h recebe R$ 19,56 (tendo como base o salário inicial) – para o exercício da mesma função! Pelo princípio da isonomia, o jurídico do SISMMAR considera que essa reivindicação é pertinente e cabível de ser atendida.

O jurídico do SISMMAR destaca que o próprio Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Maringá, Lei 239/98 garante o direito de isonomia salarial: “Art. 58, § 2º. É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre funcionários dos Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.”

O sindicato tratará dessas demandas das psicólogas 20h junto à administração.

Célia com as psicólogas Edilene de Lima e Sandra Zwielewski Gomes, que aproveitaram a reunião para se filiar ao SISMMAR

 

Compartilhar Publicação

Deixe uma resposta