Capa : : Eleições 2016 : : Sabatina: nota do candidato Silvio Barros (PP) aos servidores municipais

Sabatina: nota do candidato Silvio Barros (PP) aos servidores municipais

Após a entrega da Plataforma dos Servidores, em evento realizado em 9 de setembro, o SISMMAR convidou todos os candidatos e candidata a prefeito(a) de Maringá para participarem da sabatina do site do sindicato (leia mais aqui). A todos foram apresentadas sete questões (com as principais demandas da categoria) e o pedido para que – além das respostas por escrito (dentro do limite de 700 caracteres por resposta) – enviassem um vídeo de até cinco minutos com uma mensagem aos servidores. A ordem da entrega (com prazo até o dia 16) definiu a data de publicação das propostas de cada prefeiturável aqui no site.

silvio-barros

Silvio Barros (PP) entregou a mídia com sua nota ao SISMMAR na sexta-feira (16), às 16h59

 

Conforme as regras pré-estabelecidas, neste sábado (24), seria a vez do candidato SILVIO BARROS (PP), da Coligação Mudança Que Dá Certo (PP / PRB / PMDB / PSDB / PHS / PTB / PR / PPS / PTC / PRTB / PMN / PSDC / PSL / SD / PRP). Contudo, lamentavelmente, o referido candidato optou por não apresentar suas propostas para as sete principais reivindicações da categoria, sendo elas:

1- Revisão do PCCR (Plano de Carreira, Cargos e Remuneração) geral dos servidores(as)
2- Pagamento da Trimestralidade
3- Implantação do vale-alimentação aos servidores(as)
4- Cumprimento da lei 13.022/2014, com a elaboração do plano de carreira e o Estatuto da Guarda Municipal
5- Jornada semanal de 30h dos profissionais da Saúde
6- Escolha dos(as) diretores(as) das escolas e CMEIs (Centros de Educação Infantil)
7- Implantação de regime contratual único (passando celetistas para estatutários)

Pelas regras da sabatina, a inexistência de respostas para ao menos uma das demandas acima desobrigaria o SISMMAR de publicar a nota enviada pelo candidato. No entanto, em respeito à posição do candidato (apesar de não concordar com ela) e aos servidores de carreira – que têm, nesta sabatina, uma oportunidade única de comparar as propostas de cada prefeiturável – o site do SISMMAR reproduz a seguir a nota enviada por Silvio Barros à categoria:

 

NOTA:

A COLIGAÇÃO MUDANÇA QUE DÁ CERTO, em nome do candidato a prefeito Silvio Barros e da Vice Akemi Nishimori, vem manifestar o entendimento de que as questões apresentadas pelo SISMMAR aos candidatos a Prefeito de Maringá são inerentes e típicas dos processos de negociação salarial por ocasião da data base, em alguns casos e, em outros, dependentes de decisões do poder judiciário em procedimentos próprios em curso ou ainda que estejam em conflito com a jurisprudência brasileira.

Desta forma, não nos resta outra forma, que não mais uma vez manifestar nossa franca disposição em manter canal aberto de diálogo e negociações com as organizações técnicas e representativas das diversas categorias profissionais atuantes no Município em Maringá, neste caso o SISMMAR, buscando alternativas de solução aos interesses, amparadas nos conceitos de legalidade, conveniência e viabilidade.

O diálogo em ambiente e oportunidades adequadas tem se mostrado mais profícuo e resoluto, onde pode-se debater assuntos de interesse coletivo, bem como de especificidades desta ou daquela categoria profissional.

Entendemos estas discussões e compromissos propostos no âmbito da campanha podem levar a uma interpretação distorcida do diálogo do gestor com o servidor caracterizando uma forma de pressa ou levando a promessas que depois não sejam cumpridas. Desta feita, reiteramos nossa disposição ao diálogo e nossos protestos de consideração.

 

PS.: O SISMMAR concorda que “as questões apresentadas pelo aos candidatos a Prefeito de Maringá são inerentes e típicas dos processos de negociação salarial por ocasião da data base”, porém, discorda veementemente que isso seja motivo para que os candidatos, neste importante processo democrático da escolha do próximo prefeito, deixem de apresentar suas propostas para os servidores municipais. Se na campanha os prefeituráveis, entre eles Silvio Barros (PP), têm apresentado inúmeras propostas a diversos segmentos da sociedade, qual é o problema de fazer o mesmo quando se trata das demandas históricas dos servidores municipais?

 

AGENDA DE PUBLICAÇÃO DA SABATINA
Próximo a se apresentar, conforme regra pré-estabelecida com os candidatos(a)*

  • Domingo (25): Investigador Nilson (PSOL)

* Os candidatos Flávio Vicente (Rede) e Herculano Ferreira (PT do B) não atenderam ao chamamento para a sabatina. Se houver segundo turno, as respostas dos dois candidatos que avançarem serão publicadas no Jornal do SISMMAR (impresso), com as propostas dispostas lado a lado.