Capa : : CENTRAL SINDICAL

CENTRAL SINDICAL

Greve do dia 30 fortalece a luta da classe trabalhadora por nenhum direito a menos

A CUT e as demais centrais sindicais organizam, para o próximo dia 30, nova greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista. A paralisação nacional fortalece a luta da classe trabalhadora por nenhum direito a menos! A preparação tem ocorrido com panfletagens e outros atos de diálogo com a população.   Diante do agravamento da crise no governo do ... Leia Mais »

SISMMAR repudia violência do Estado contra servidores(as) municipais de Curitiba

Em solidariedade aos servidores(as) municipais de Curitiba, o SISMMAR repudia veementemente a violência empregada pela Polícia Militar do Paraná – sob comando do governador Beto Richa (PSDB) – contra a categoria. As agressões ocorreram na terça-feira (20), quando os trabalhadores pressionavam os vereadores da Capital do Estado a retirarem da pauta do Legislativo um conjunto de projetos de lei do ... Leia Mais »

Em defesa da Constituição e democracia, movimentos abrem mobilizações em Curitiba

Uma conferência em defesa da Constituição e da Democracia que discutirá os desafios da classe trabalhadora em tempos de golpe deu início nesta terça-feira (9) à mobilização que organizações dos movimentos sindical e sociais promovem à espera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro aconteceu no Acampamento da Democracia, na Vila Capanema, em Curitiba (PR), cidade ... Leia Mais »

Atos do Dia do Trabalhador ecoam ‘Fora Temer’ e repúdio a reformas

DA CUT Os atos de 1º de Maio tornaram-se manifestações de repúdio ao governo Temer, com mais intensidade no protesto convocado pela CUT, CTB e Intersindical em São Paulo, com presença das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. Mesmo com dificuldades com o poder público municipal, os organizadores estimaram em 200 mil o número de participantes, entre a Avenida ... Leia Mais »

Reforma trabalhista de Temer é desastre completo para o trabalhador(a)

Do site da CUT O governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) apresentou em dezembro de 2016 Projeto de Lei (PL) que propõe alterar os direitos trabalhistas e sindicais. Os principais pontos apresentados foram: Ampliação da duração do contrato de trabalho temporário (de 3 meses para 6 meses); Aumento da jornada do contrato por tempo parcial (de 25 para 30 horas ... Leia Mais »

Reforma trabalhista de Temer transforma emprego em bico no Brasil

Da CUT A Reforma Trabalhista proposta pelo governo Temer em parceria com o Congresso Nacional é um insulto ao povo brasileiro. O resultado será o desmonte de todos os direitos garantidos pela legislação trabalhista vigente e uma desorganização completa do mercado de trabalho. SISMMAR convoca servidores(as) municipais para a Greve Geral de 28 de abril Essas medidas aumentarão exponencialmente a ... Leia Mais »

Trabalhadores(as) se preparam para greve geral de 28 de abril

Na última sexta-feira (31), os trabalhadores(as) de várias categorias foram novamente às ruas protestar contra o governo Temer, contra a terceirização total aprovada no Congresso (que permite a terceirização até da atividade-fim das empresas) e especialmente contra a reforma da Previdência. Há muita luta pela frente, e a mobilização de sexta serviu como chamamento para a greve geral de 28 ... Leia Mais »

Nesta sexta tem nova manifestação contra as reformas trabalhista e da Previdência

O SISMMAR convida todos os servidores(as) municipais a se unirem à manifestação desta sexta-feira (31) contra a perda de direitos históricos dos trabalhadores. A concentração será às 18 horas, no Terminal Urbano de Maringá. Repetindo a importante mobilização do dia 15 – que teve grande participação dos servidores(as) municipais, relembre aqui –, este protesto será mais um coro popular contra ... Leia Mais »

Próximo dia 31 (sexta) o povo irá novamente às ruas para defender seus direitos

Em 15 dias, o governo Temer pode assinar o fim do registro de trabalho em carteira. Com a sanção do Projeto de Lei (PL) 4302, aprovado nesta quarta (22) na Câmara dos Deputados, as empresas poderão terceirizar as atividades fins. Não vai mais ter trabalhadores contratados diretamente, serão todos terceirizados, sem registro em carteira, sem vários direitos. Veja mais detalhes ... Leia Mais »

Em mais um golpe contra os trabalhadores, Câmara aprova terceirização irrestrita

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (22) o projeto de lei (PL 4302) que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita, ou seja, para todas as atividades (incluindo a atividade-fim de uma empresa). Essa lei – proposta há 19 anos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que já havia passado pelo Senado – representa um ataque brutal contra ... Leia Mais »